Desde 2014, a Prefeitura de Atibaia (SP) promove a Semana André Carneiro, evento oficial da cidade para homenagear André Carneiro e sua obra. É uma realização do Coletivo André Carneiro, que reúne amigos e admiradores do artista, em parceria com o Instituto Garatuja.
Além disso, foi criado o Centro Cultural André Carneiro, no centro da cidade, para abrigar o evento. É um equipamento público construído pela Prefeitura da Estância de Atibaia, inaugurado em 17 de fevereiro de 2018. O espaço conta com ampla sala para exposições de arte e, na parte externa, um deck apropriado a apresentações musicais intimistas. Tem ainda uma cafeteria e um mirante oferecendo vista para nosso maior cartão postal: a Pedra Grande.
É no Centro Cultural que acontece anualmente a Semana André Carneiro, sempre no início de maio, mês de nascimento do artista. E, durante o ano, o lugar abriga variada programação oferecida pela Secretaria de Cultura, como exposições, apresentações, exibições, projeções, etc.
Receber o nome André Carneiro foi o reconhecimento, não apenas da sua ampla e diversificada obra, mas da importância de tudo aquilo que fez e ainda representa para a cidade. Foi um artista que passou a maior parte de sua vida morando em Atibaia, onde contribuiu e atuou para a vida cultural e social, cujo legado inseriu a cidade no cenário do país. A escolha do nome se deu em uma reunião entre artistas locais e o poder público, representado pelo prefeito municipal e a Secretaria de Cultura.
Dos nomes apresentados, entre outros fatores, André Carneiro foi escolhido pela coerência em relação ao uso do espaço — mais apropriado a exposições de artes plásticas, fotografias, oficinas literárias, etc. Dessa forma, em 5 de junho de 2017, foi aprovada a proposta da vereadora Roberta Barsotti para a denominação de “Centro Cultural André Carneiro” ao prédio localizado na rua José Lucas, n. 28, Centro, em Atibaia, destinando espaço para a promoção de atividades e eventos culturais.
Já o Projeto de Lei que instituiu a Semana André Carneiro no calendário cultural do município de Atibaia foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na Sessão da Câmara que aconteceu dia 5 de dezembro de 2016. O projeto de lei 4.475 foi de autoria do vereador Paulo Fernando Serrano Catta Preta.
O Coletivo André Carneiro é composto pelo criador e curador do evento, Márcio Zago, o ex-prefeito e escritor Gilberto Sant’Anna, a jornalista Araceles Stamatiu, o médico e escritor Carlos Alberto Pessoa Rosa, o editor Silvio Alexandre, a escritora Juliana Goobe, a fotógrafa Aline Nakamura, a produtora sonora Deborah Izola e o músico Maurício Soares Carneiro, filho do homenageado.